A Catedral de Notre-Dame de Paris (Nossa Senhora de Paris) é um dos pontos mais visitados na capital francesa, sendo um destino certo dos católicos e turistas que visitam a capital francesa.
A construção da catedral inicia-se em 1163 refletindo alguns traços da Catedral de Saint Denis, gastando cerca de 200 anos até sua conclusão, vários arquitetos participaram da construção, sendo este o motivo das diferenças estilísticas presentes no edifício.
Diz a tradição que a primeira pedra da nova catedral de Notre Dame em Paris foi lançada em 1163 na presença do papa Alexandre III. No entanto, existem muitos relatos diferentes sobre quem realmente lançou a primeira pedra.
A Catedral está situada na Ile de la Cité, a beira do rio Sena, sendo que na frente da Igreja existe uma praça, ou Parvis, como é conhecida, devido ao fato de servir como intermediário entre o mundo secular e o sagrado. No piso da praça existe uma placa de bronze que representa o ponto zero, marco de onde são calculadas todas as distâncias das estradas nacionais francesas.
A fachada da Catedral de Notre-Dame de Paris apresenta três níveis horizontais, nela temos três grandes portais, toda trabalhada, esculturas, uma rosácea central, no nível superior há duas torres de 69 metros de altura.
A torre sul acolhe o famoso sino de nome Emmanuel que pesa 13 toneladas e foi restaurado no século XVII. A torre norte pode ser visitada, subindo-se os seus 386 degraus. No interior, a nave tem 127 metros de comprimento, com 48 metros de largura e 35 metros de altura.
Outro ponto que deve ser observado é o portal da Virgem Maria cercada de santos e Reis.
Na fachada principal temos também uma galeria dos Reis de Judá.
As celebres gárgulas (chimères), também merecem toda atenção.
Na revolução francesa muitos prédios históricos de Paris foram afetados, sendo um deles a Catedral de Notre Dame. Todos os sinos de Notre Dame de Paris, exceto o sino de Emmanuel, foram derretidos e destruídos. As 28 estátuas da Galeria dos Reis de judá, juntamente com as principais estátuas do portal, foram todas destruídas, exceto a Virgem, do portal do claustro.
A catedral é cenário do romance “O Corcunda de Notre-Dame”, obra escrita pelo autor francês Victor Hugo. Na trama, que se passa na idade média, o corcunda chamado Quasímodo, que mora e trabalha na torre da igreja tocando sinos, se apaixona por Esmeralda, uma cigana. O escritor se inspirou em um dos escultores da catedral para criar a personagem principal de seu livro. O rapaz era um corcunda que trabalhou no templo durante a restauração do lugar por volta de 1820. A história virou também tema de animação da Disney.
No dia 15 de abril de 2019, aproximadamente às 19h, um incêndio terrível se espalhou rapidamente, e destruiu o telhado da catedral.
Sua reconstrução está em andamento, estando programado o termino das obras para o ano de 2024. Mesmo em reforma recebe vários turistas para ver pelo mesmos partes da catedral, vez que hoje hoje tem vários tapumes ao redor da igreja.
CURIOSIDADES
Além da ficção do Corcunda de Notre-Dame, vários fatos importantes realmente aconteceram na Catedral;
- Em 1431, aconteceu, na catedral, a coroação de Henrique VI de Inglaterra, durante a Guerra dos Cem Anos.
- Em 1804, a catedral foi palco da coroação, no dia 2 de dezembro, de Napoleão Bonaparte a imperador de França, e sua mulher Josefina de Beauhamais a imperatriz, na presença do Papa Pio VII. A história conta que Napoleão se “auto-coroou”, tomando a coroa das mãos do Papa e em seguida ele mesmo coroou sua esposa.
- O imóvel foi palco da beatificação de Joana d’Arc, figura histórica da França na época da Guerra dos Cem Anos.
- Foi na catedral que aconteceu o funeral do General De Gaulle.
- A Catedral de Notre-Dame guarda grandes relíquias da fé católica, dentre eles manuscritos medievais e objetos históricos. Um dos objetos mais visitados é a coroa de espinhos e um pedaço da cruz da crucificação de Jesus Cristo.
Como chegar:
- Metrô: Cité ou Saint-Miche linhas 4, Estação Hôtel de Ville linhas 1 ou 11,Estação Cluny – La Sorbonne ou Maubert-Mutualité (linha 10) e Estação Châtelet RER (linhas 7, 11 ou 14)
- RER: Estação Saint-Michel – Notre-Dame (linha B) eEstação Saint-Michel-Notre-Dame (linha C)
Lugares próximos
- Sainte-Chapelle
- Da Place Dauphine, praça Dauphine (Gravação de cena do filme “Como eu era antes de você”)
- Square du Jean XXIII:
- Crypte Archéologique (Cripta):
- Conciergerie
- Square du Vert-Galant
- Pont Neuf:
- Pont des Arts
- Jardim do Luxembourg
- Louvre