Ao pé da avenida dos Champs-Élysées, próximo ao Jardim de Tuileries, no 8ª arrondissement de Paris, temos a Praça da Concórdia, a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da história da França.
A Praça Concorde foi construída entre 1757 e 1779 sob o nome de Praça de Luís XV. No centro estava a estátua do rei sobre um cavalo. Durante a Revolução Francesa a estátua foi derrubada e a praça ganhou o novo nome de Praça da Revolução.
Nesta praça várias personalidades foram executadas na guilhotina como; Louis XVI, Maria Antonieta, Robespierre, Madame du Barry.
Após a Revolução, a praça voltou a mudar de nome; desta vez, para Praça da Concórdia, simbolizando assim a reconciliação.
Nos dias atuais a praça é conhecida por seu obelisco egípcio e suas duas fontes com pinturas em dourado.
O Obelisco de Luxor
No centro da praça da Concórdia tem um obelisco egípcio de 23 metros de altura. O monumento foi um presente do governo Egípcio à França, e chegou em 21 de dezembro de 1833, sendo que somente três anos mais tarde foi colocado na Praça da Concórdia.
O obelisco foi feito de granito rosa, e tem 23 metros de altura, pesando cerca de 230 toneladas, originalmente, este obelisco estava na entrada do Templo de Luxor, sendo ele decorado com hieróglifos que celebram o reino do faraó Ramsés II.
As fontes
As duas fontes da praça foram inauguradas em 1° de maio de 1840, e simbolizam os rios e mares da França, sendo elas; a Fontaine des Mers (Fonte dos Mares) e a Fontaine des Fleuves (Fonte dos Rios).
Ao entorno da praça temos oito estátuas de mulheres em pedra, obras que representam as principais cidades da França.
Quem estiver na praça da Concórdia tem de observar as belas luminárias fabricadas em ferro fundido de 9,60 m de altura.
Áreas próximas e atrações para explorar:
Petit Palais
Galerias Nacionais do Grand Palais
Igreja Madeleine
Museu do Louvre
Museu d`Orsay
Avenida Champs-Élysées
Jardim de Tuileries