A Basílica está localizada no topo de Monte Martre, uma colina de 130 metros de altura de onde se pode contemplar uma vista magnífica de Paris, inclusive é o monte mais alto da cidade.

A ideia de construir um templo dedicado ao Sagrado Coração surgiu depois da guerra Franco-Prussiana (1870), quando dois empresários católicos (Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury ) como pagamento da promessa  ergueram a basílica do Sagrado Coração. Construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca, tendo em seu ponto mais alto uma torre de 83 metros de altura.

A basílica é obra de Paul Abadie, e começou a ser construída em 1875 sendo inspirada na igreja romano-bizantina, e foi concluída em 1914. Sendo consagrada como basílica cinco anos depois de sua construção, em 16 de outubro de 1919, em virtude da primeira guerra mundial.

Para chegar à Basílica do Sagrado Coração, descemos na estação do metrô Anvers (estação mais próxima da basílica), quando chegar na “Square Louise Michel”, aos pés do Sacre-Coeur, você tem do lado esquerdo um carrossel e o acesso ao bondinho/Funicular de Montmartre, sendo essa uma das opções para subir até a igreja, a outra é subir os 234 degraus, o que com certeza é cansativo,  mas em compensação você curte o belo jardim e o visual.

O Funicular de Montmartre, entrou em funcionamento em 1900 e o preço é de um bilhete regular de metrô, estando incluído em passes como o Paris Visite.

O Horário de funcionamento e pontos de acesso da Basílica:

O Sacre Coeur fica aberto o ano todo, inclusive nos feriados, das 6:00 às 22:30. A entrada é gratuita para todos. Não sendo necessário reservas para grupos.

Para acessar a cúpula de onde você pode desfrutar de vistas panorâmicas espetaculares de toda a cidade, use a entrada do lado de fora da Basílica, no lado esquerdo. Ou seja, se você tem energia para subir mais 300 escadas até o topo (não há elevador).

A cúpula está aberta diariamente das 8:30 às 20:00 (maio-setembro) e das 9:00 às 17:00 (outubro a abril). Diferente da igreja que a entrada é gratuita, na cúpula os visitantes são cobrados pelo acesso.

Temos ainda que destacar que na fachada a basílica apresenta alguns destaques:

As duas estátuas equestres de destaque que você deve observar: Joana d’Arc a cavalo e o rei Saint Louis também no modo de pilotagem.

No centro entre as duas estatuas temos a imagem mais importante que é a Jesus Cristo.

As portas de bronze tem esculturas em relevo ilustrando cenas da vida de Jesus Cristo.

Já no interior, o uso intenso de folhas de ouro e mosaicos deixa a igreja simplesmente fantástica. O destaque maior é o mosaico gigantesco de Cristo na abóbada. Os mosaicos originais foram concluídos em 1922.

Na igreja temos ainda a estatua da Virgem e o menino em prata no estilo renascentista.

Os vitrais não são os originais: infelizmente foram destruídos por bombas durante a Segunda Guerra Mundial em 1944 e, posteriormente, restaurados.

Devido tudo que foi relatado, em nossa opinião a basílica está incluída entre os 10 pontos principais de Paris, todavia, infelizmente, a área é conhecida por abrigar golpistas e batedores de carteiras, portanto, esteja sempre vigilante, e evite muita conversa na parte da Square Louise Michel

Pontos turísticos e atrações nas proximidades:

  • Place du Tertre (a famosa praça Montmartrois agora ocupada por paisagistas orientados para o turista
  • Museu Espace Dali
  • Au Lapin Agile Cabaret
  • Cemitério de Montmartre : o local do enterro de figuras como o pintor Edgar Degas e o cineasta Francois Truffaut
  • Le Moulin de la Galette (um restaurante e um verdadeiro moinho histórico apresentado em uma pintura impressionista de Pierre-Auguste Renoir)
  • Moulin Rouge

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui