Paris, cidade luz, também é cidade das cores, dos aromas e da beleza floral dos jardins, como o de Luxemburgo.
Criado sob as ordens de Maria de Médicis, os Jardins de Luxemburgo são os jardins mais centrais, populares e bonitos de Paris.
A construção do palácio e dos jardins aconteceu entre 1615 e 1617, quando Maria de Médicis, cansada da vida no Louvre, decidiu ordenar a construção de um palácio de estilo italiano feito sob medida para ela.
Na Revolução Francesa, o Palácio acabou se transformando em uma prisão, já na segunda Segunda Guerra Mundial foi utilizado como quartel pelos alemães.
Adornado com estátuas e árvores centenárias, o jardim do Luxemburgo, ou o “Luco” como os parisienses o chamam, oferece 25 hectares de vegetação com belos canteiros de flores, gramados para brincar, playground, quadras de tênis e uma grande bacia central onde as crianças podem brincar com seus barquinhos de madeira.
Existindo entretenimento para todas as idades, inclusive crianças, incluindo um carrossel histórico e o Theatre des Marionnettes du Jardin du Luxembourg, mas os adultos também podem descobrir exposições de obras de arte.
O lago em frente ao Palais du Luxembourg é disputadíssimo, todo mundo quer um espaço para admirar a bela paisagem que é de tirar o fôlego, ou sentar em uma cadeira. O jardim também tem várias esculturas espalhadas no seu imenso espaço.
O patrimônio arquitetural do Luxemburgo é impressionante, a começar pelo Palácio do Luxembourg, hoje o Senado Francês.
Transporte
- RER: Luxembourg, linha B.
- Metrô: Notre-Dame-des-Champs, linha 12.
- ônibus: 21, 27, 38, 58, 82, 83, 84 e 89,
Lugares próximos
- Igreja de Saint Sulpice (512 m)
- Museu Cluny (632 m)
- Panteão de Paris (659 m)
- Quartier Latin de Paris (907 m)
- Sainte Chapelle (1.1 km)