Paris, cidade luz, também é cidade das cores, dos aromas e da beleza floral dos jardins, como o de Tuileries, que fica na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel, sendo dos mais emblemáticos espaços parisienses..
Em 1564 começaram as obras de construção do Palácio de Tuileries, o qual, sob as ordens da rainha Catarina de Médici, viúva do rei Henri II, foi projetado para ser admirado do Palácio de Tuileries que ela também estava construindo. Inicialmente serviu como jardim real, durante a Revolução Francesa, tornou-se acessível a todos, sendo um dos primeiros jardins parisienses abertos ao público.
Ao Longo do tempo o jardim sofreu várias transformações sendo que grandes paisagistas trabalharam nestas transformações.
O palácio e seus jardins devem seu nome às fábricas de telhados que funcionavam no local “tuilles”.
Em Tuileries, os visitantes podem admirar mais de 200 estátuas e vasos magníficos, que datam do século XVII ao XXI.
Há no jardim várias cadeiras que possibilitam aos visitantes sentar e admirar a paisagem. As duas lagoas dos jardins são lugares perfeitos para relaxar.
Na parte sudoeste das Tulherias fica o museu de l’Orangerie, os visitantes podem admirar as obras de Monet, Cézanne, Renoir, Picasso, Rousseau e Matisse.
No Jardins próximo a praça da Concórdia temos também a Galeria Nacional do Jeu de Paume que é um centro de arte dedicada à imagem dos séculos XX e XXI (fotografia, cinema, vídeo, instalação, net art, etc.).
Durante as férias de verão, aproximadamente por dois meses, um parque de diversões é instalado nos Jardins, contando com cerca de 60 atrações: roda gigante, carrinhos de batida, trens fantasmas , galeria de tiro, salão de espelhos, carrossel, tendo ainda várias guloseimas como algodão doce , croustillant e etc.
Por tudo que foi relatado você não pode deixar ir ao belíssimo Jardim de Tuileries, lugar que oferece diversão o ano inteiro, independente da estação, possibilitando de jovens à idosos inúmeras possibilidades de diversão e relaxamento.
Restaurante
3 restaurantes: – La Terrasse de Pomone (aberto todo o ano, de acordo com o horário de funcionamento do Jardin des Tuileries) – Café des Marronniers (aberto de segunda a domingo, das 7h às 21h) – Restaurant Le Médicis (almoço das 10h30 às 17h e jantar às 17h – 19:00)
Entrada: livre
Endereço: Place de la Concorde
Horário de funcionamento
Do último domingo de setembro ao último sábado de março: diariamente, das 7h30 às 19h30. Do último domingo de março ao último sábado de setembro: diariamente, das 7h às 21h. Junho, julho e agosto: diariamente, das 7h às 23h. A evacuação pública começa 30 minutos antes da hora de fechamento.
Estações de metrô;
Concorde – Linhas 1, 8 e 12
Ônibus:
linhas 24, 42, 52, 72, 73, 84 e 94.
Áreas próximas e atrações para explorar:
Petit Palais
Galerias Nacionais do Grand Palais
Praça Concorde
Museu Orangerie
Igreja Madeleine
Museu do Louvre
Museu d`Orsay
Avenida Champs-Élysées