O Pico da Bandeira está localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, entre os estados do Espírito Santo e de  Minas Gerais, sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil com 2.892 metros, perdendo apenas para o Pico da Neblina e para o Pico 31 de Março. O pico da Bandeira é conhecido por ser entre os mais altos do Brasil o mais acessível, pois existem trilhas muito bem sinalizadas, e cuidadas pelo ICMBio.

Seu nome foi dado por D. Pedro II, por volta de 1859, quando o imperador determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

É possível subir o Pico da Bandeira pelo estado de Minas Gerais no município de Alto Caparaó, ou começar a subida pelo Espírito Santo, acesso por Pedra Menina, que pertence a cidade de Dores do Rio Preto, sendo que neste tópico contaremos como foi nossa subida pelo lado Capixaba.

Iniciamos nossa subida em Pedra Menina, em um sábado por volta das 11h00 da manhã, fui de carro até a portaria do parque, onde fui recepcionado pelos funcionários da ICMBio, sendo que neste local eles solicitam a identificação e autorizam a subida. Lembrando que hoje não é cobrado qualquer taxa para ingressar no parque,  sendo necessário apenas prévia agendamento no caso de pernoite, o que pode ser feito pelo site www.icmbio.gov.br/parnacaparao/

 Fonte Setur es
Fonte Setur es

Após a liberação da portaria continuamos nossa subida, e andamos cerca de 3,3km, quando chegamos na Macieira, área de acampamento à 1.800 metros de altitude, ao lado do rio São Domingos, mas preferimos chegar de carro o mais longe possível, indo até a Casa Queimada que está à 9 km da portaria de Pedra Menina, é à 2.160 metros de altitude, próxima à nascente do Rio São Domingos, local que também dispõe de sanitários, chuveiros, lava pratos e estacionamento.

Foto Macieira

a

Foto casa Queimada

Chegando a Casa Queimada montei a minha barraca, e apreciei por longas horas as estrelas, indo dormir  por volta das 21h00, acordei a 1h00 para  iniciar a subida, enfrentando  um percurso de 4,2km,  esse que é bastante acidentado e íngreme, passando pelo pico do Calçado 2.849m de altura e próximo ao pico do Cristal que tem 2.769m de altura e recebeu este nome pela abundância de cristais de quartzo no local. Apesar de ser um pouco mais baixo em altitude, está montanha é considerada por alguns a mais bela dentre todas que a cercam. Mas alcançar essa beleza natural pode ser um pouco mais desafiador já que o percurso não possui sinalizações e o trecho final é bastante íngreme e escorregadio devido a seu solo rochoso e seco.

Após passarmos pelo Pico do Calçado o quarto mais alto do brasil, chegamos ao Pico da Bandeira ai esperamos até próximo o momento do sol nascer para subir ao topo, vez que lá em cima venta muito, o que aumenta muito a sensação de frio.

Créditos Igor Tibiriçá Mendes CC BY-SA
Foto de Igor Tibiriçá Mendes CC BY-SA

 

Após contemplar o visual começamos a nossa descida, como subimos de madrugada, na descida é possível admirar as belas paisagens.

Pico_da_Bandeira_-_Vista_do_CalçadoBy Misstetei – Own work, CC BY-SA 3.09

É possível realizar a travessia do parque, subindo por um lado e descer pelo outro.

Por fim é importante mencionar que no Parque do Caparaó e ao seu entorno temos dezenas de cachoeiras e piscinas naturais, todas com agua cristalina (tópico falando sobre as cachoeiras). Assim, mesmo para aqueles que não podem realizar a subida até o cume do Pico da Bandeira é possível curtir o parque e apreciar as belezas naturais da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui