O Pico da Bandeira e a subida pelo lado de Minas Gerais

O Pico da Bandeira está localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, entre Espírito Santo e Minas Gerais e é o terceiro ponto mais alto do Brasil, perdendo apenas para o Pico da Neblina e para o Pico 31 de Março, com 2.892 metros de altitude, sendo entre os mais altos do Brasil é o mais acessíveis, pois existem trilhas muito bem sinalizadas, e cuidadas pelo ICMBio.

Seu nome foi dado por D. Pedro II, por volta de 1859, quando o imperador determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

É possível subir o Pico da Bandeira pelo estado de Minas Gerais no município de Alto Caparaó, ou pelo Espírito Santo, acesso por Pedra Menina, que pertence a cidade de Dores do Rio Preto.

Neste poste falaremos sobre a subida pelo lado de Minas Gerais.

Para contar como foi minha subida pelo do lado de Minas Gerais, primeiro tenho que mencionar que tudo começa pela aconchegante cidade de Alto Caparaó, que tem cerca de 5.257 habitantes, e fica situando a 997 metros de altitude.

Em Alto Caparaó temos algumas lojas que vende utilidades para Camping, eu sempre passo na loja Fruto da Terra, que  trabalha com a venda e locação de tudo que é necessário para o Camping, sendo possível comprar lembrancinhas da região.

Nesta loja é possível fazer a locação de jeeps para aqueles que não querem usar o próprio veículo na subida até a Tronqueira, eles levam e buscam na hora agendada. Eu particularmente prefiro subir no meu carro, não sendo necessário ter carro especial para realizar a subida.

Iniciando nossa subida em alto Caparaó, em um sábado por volta das 9h00 da manha, fui de carro até a portaria do parque, onde fui recepcionado pelos funcionários da ICMBio, sendo que neste local solicitam a identificação e autorizam a subida. Lembrando que hoje não é cobrado qualquer taxa para ingressar no parque,  sendo necessário apenas prévia agendamento no caso de pernoite, o que pode ser feito pelo site; www.icmbio.gov.br/parnacaparao/.

Após a liberação da portaria continuamos nossa subida, passando próximo a cachoeira do Vale Verde que fica aproximadamente 800 metros de distante da portaria do parque, é formada pelo rio Caparaó possuindo piscinas naturais e cachoeiras de rara beleza, trilha e mirante em meio à mata atlântica preservada. O atrativo conta com sanitários, churrasqueiras e área para piquenique, sendo que muitas pessoas passam o dia curtindo as belezas ali presente e depois vão para os acampamentos do parque ou para alguns dos hotéis/pousadas de Alto Caparaó.

Como nosso objetivo era subir até o cume do Pico da Bandeira, apenas tiramos fotos no Vale Verde e continuamos nossa subida, passamos no mirante Jose Pedro, e chegamos na Tronqueira,  local onde estacionei o carro (gratuitamente), e começamos a preparar nossa subida, vez que dali para frente iriamos sem o carro.

A distancia percorrida da portaria até a Tronqueira é de 6 quilômetros, sendo que apesar de íngreme, a estrada é muito bem cuidada pela ICMBio. Abaixo colocamos o mapa do trajeto feito da portaria até a Tronqueira.

Na Tronqueira estamos a 1.970 metros de altitude, possuindo mirante que oferece linda vista das montanhas mineiras e pôr do sol de tirar o folego.

 

Jpeg

Alguns preferem passar o dia no tronqueira, aproveitando as cachoeiras que tem ao entorno e depois iniciando a caminhada de madrugada pela madrugada, todavia, optamos para ir até o Terreirão e acampar mais próximo do Pico da Bandeira, assim, iniciamos a caminhada de 3,7km por volta das 14h30 e chegamos por volta das 16h30.

Chegando no Terreirão montei a minha barraca, e fui curtir o por do sol, em uma pedra que fica atrás da casa de pedra. Ao anoitecer tinha várias pessoas tocando violão, e o céu simplesmente maravilhoso.

por do sol
Jpeg
Jpeg

Foi descansar por volta das 22 horas e acordei no domingo por volta das 02h00 para iniciar a última parte da subida (3,2km), sendo que neste momento tinha muita gente chegando da Tronqueira.

A segunda é a parte mais íngreme, por isso é importante sair mais cedo, para poder parar sempre que necessário, sendo que toda trilha é sinalizada, mas aconselho que nunca subiu, ir junto com o alguma turma que estiver subindo.

Chegando quase lá em cima, esperamos até próximo o momento do sol nascer para subir ao topo, vez que lá em cima venta muito o que aumenta muito a sensação de frio.

Quando o sol começa aparecer vem a recompensa por todo esforço físico despendido, esquecendo até mesmo o sono de uma noite mau dormida.

Créditos Igor Tibiriçá Mendes CC BY-SA
Foto de Igor Tibiriçá Mendes CC BY-SA

Após contemplar o visual, tomamos um café é começamos a descida por volta das 9h00, chagando no carro as 13h30, tomei uma banho quente e descemos para a cidade de Alto Caparaó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui