A Colina de Chaillot, com sua magnífica localização, no 16º arrondissement de Paris, do lado oposto do rio Sena a partir da Torre Eiffel é um lugar que mercê sua visita.
No Trocadero, encontram-se o Palácio de Chaillot e os seus diferentes museus, os jardins, a Praça do Trocadero e PASMEM! até um aquário subterrâneo que foi construído para se misturar com encosta de Chaillot.
O Palácio de Chaillot foi projetado para exposição Universal de 1937, tomando o lugar do Palais du Trocadéro, que fora construído em 1878.
No palácio acolhe vários museus, sendo eles:
O Museu do Homem (Musée de l’Homme); Vinculado ao Museu Nacional de História Natural, é dedicado à apresentação de um vasto painel relativo às ciências humanas, com itens que vão da pré-história até a contemporaneidade, passando pelas áreas da antropologia, etnologia, arqueologia, biologia, meio-ambiente, história e geografia, sempre tendo a raça humana, com sua evolução e cultura, como ponto focal.
O Museu Nacional da Marinha (Musée national de la Marine); Com foco na história marítima da França, esse Museu exibe instrumentos relacionados a navegação.
O Teatro Nacional de Chaillot (Théâtre national de Chaillot) está localizado em um impressionante edifício neo-renascentista, sendo que o teatro pode acomodar mais de 1.200 espectadores todas as noites, em suas três salas .
Saindo do Palácio podemos curtir a praça do Trocadero, praça que tem ao centro a estátua, de um cavalo montado pelo marechal Ferdinand Foch, que foi quem liderou as forças aliadas na vitória da 1º guerra mundial.
A Praça entre os pavilhões do palácio é decorada com grandes esculturas como Apolo e Hércules.
Aquarium de Paris – CineAqua: Muitos não sabem, mas no Trocadero tem um Aquarium e também um cinema, conhecido como CineAqua. O Aquarium conta com cerca de 500 espécies de animais marinhos do mundo todo, dentre eles cavalos-marinhos, peixe-palhaço, peixe-pedra, cerca de 20 tubarões e a piscina dos carinhos onde as crianças podem tocar nos peixinhos, sendo uma opção para dias chuvosos e frios.
Jardins e as Fontes do Trocadero, este jardim se estende por cerca de 10ha. Seu destaque é o lago ornamental e as fontes que funcionam em sequência, que culmina com os grandes canhões de água no centro disparando na direção da Torre Eiffel. Sendo iluminadas à noite.
Do Trocadero é possível é possível admirar a Torre Eiffel sob o melhor ângulo. Eu particularmente sempre lembro da primeira vez que pude admirar as luzes da “Dama de Ferro”,. era uma noite fria e por já ter visto a Torre de dia não iriamos visitar a noite, todavia, enfrentamos o frio e partimos, descendo na estação do Trocadero, quando cheguei a praça pude ver ela toda iluminada, a sensação foi maravilhosa, indescritível.
São milhares de pessoas que todos os anos visitam e tirar fotos da Torre Eiffel iluminada da praça do Trocadero, sendo considerada uma obra de arte. Para que ela chegasse ao que é hoje, sua iluminação foi feita por números impressionantes. Fora 25 alpinistas trabalhando durante 5 meses, 40 quilômetros de guirlandas luminosas e cabos de energia, 40.000 grampos e 80.000 peças metálicas diferentes, com um peso total de 60 toneladas.
Além disso são: 230 armários de luz e painéis elétricos foram necessários, 10.000 m2 de redes de segurança e potência de 120 kilowatts nas mais de 20 mil lâmpadas. Segundo a administração da Torre Eiffel, suas luzes são econômicas para evitar o desperdício de energia.
Ainda é bom lembrar que próximo ao Trocadero temos várias opções de restaurantes.
Áreas próximas e atrações para explorar:
Torre Eiffel
Champs de Mars (Campo de Marte)
École Militaire
Passeio pelo Rio Sena
Museu do Quai Branly