O palácio está localizado no 6º arrondissement de Paris, na França, ao lado do Jardim de Luxemburgo), e atualmente é a sede do Senado da França.
O Palácio do Luxemburgo foi construído por Maria de Médici, mãe do rei Luís XIII da França, no local de um antigo hotel particulier (um pequeno palácio urbano), que pertencia a François, duque de Luxemburgo, daí vem seu nome.
O palácio foi construído para Marie de Médici, que cansada do Louvre queria viver numa residência de estilo italiano, de maneira a fazê-la recordar da sua terra natal.
A propriedade original foi preservada, mas as casas dos terrenos vizinhos foram demolidas para dar lugar ao palácio da rainha. O hôtel onde morava o duque passa a ser chamado de Petit Luxembourg para se diferenciar do palácio real vizinho, conhecido como Palais du Luxembourg (Palácio de Luxemburgo) ou Grand Luxembourg.
Marie de Médici se instalou na residência em 1625, enquanto os trabalhos no interior continuavam. Os aposentos de um dos lados, no piso térreo, foram reservados para a rainha, e o conjunto correspondente no outro lado para Luís XIII. A construção foi finalizada em 1631.
Durante a Revolução, foi uma prisão durante um breve período, de seguida foi o centro do Diretório e mais tarde a primeira residência de Napoleão Bonaparte, como Primeiro Cônsul de França. O palácio manteve o seu papel senatorial, com breves interrupções, desde então.
Hoje, o Senado conta com 343 membros e seu presidente continua morando no Petit Luxembourg.
Alguns elementos e pinturas foram mantidos, como o quarto de livro de visitas, que reúne tudo o que resta da decoração original do palácio. Foi aqui que que as pinturas e painéis dos antigos apartamentos de Marie de Médici foram criados em 1817.
Os apartamentos de Marie de Médici no Palais du Luxembourg eram ” considerados os mais magníficos e magníficos que se podia ver “. O arquiteto Baraguey (1748-1820), que montou a sala em 1816-1817, retirou das reservas do palácio e das peças decorativas do Louvre para recriar essa decoração.
Os painéis e tapeçarias dourados nas cores dominantes de ouro e azul são magníficos. Os arabescos nos pilares pintados de Charles Errard (1606-1689) estão entre os mais bonitos já feitos no século XVII.
Na Sala Victor Hugo, ao lado da Sala de Conferências, você poderá descobrir o trono que Napoleão usou, tendo ainda uma chaminé com um busto de Victor Hugo acima da lareira.
A chamada Galeria dos Bustos, e dividida em duas partes, e foi criada no local do terraço de Marie de Medici. Nesta temos o busto de ex-senadores e personalidades da França.
A sala de conferências com uma área de quase 650 m2 (57 m de comprimento, 10,60 m de largura e 11 m de altura) igual à da galeria Apollo du Louvre, ocupa um espaço cuja função evoluiu ao longo da história. É antes de tudo em seu centro que a escadaria de Salomon de Brosse conduziu. Foi lá que o hemiciclo do Senado Conservador ocorreu durante a primeira metade do século XIX.
Em 1852, Napoleão III pediu a Alphonse de Gisors (1796-1861) para criar uma galeria do Trono para o Senado Imperial . O arquiteto então uniu em uma peça a antiga sala de reuniões e os dois salões adjacentes .
Neste local fica o Trono de Napoleão I. esculpido em madeira dourada de Jacob-Desmalter, depois de um desenho de Chalgrin, é decorado com duas esfinges, características do estilo Império.
As visitas ao Palácio de Luxemburgo estão disponíveis às segundas, sextas e sábados quando o Senado não está em sessão, mas é necessário fazer uma reserva antes, pelo telefone +33 (0) 1 42 34 20 60.
Visitas individuais: são organizadas pelo Centre des Monuments Nationaux, um sábado por mês, às 10h30 e às 14h30. Você pode reservar pelo telefone 01.44.54.19.30 ou por email: visites-conferences@monuments-nationaux.fr.
Outra opção são as seções do Senado, que acontecem na maioria das vezes terça, quarta e quinta-feira, e são abertos ao público, devendo apenas obter um convite de um senador no link http://www.senat.fr/visite/visiter.html.
A condução das visitas é realizada gratuitamente pelos funcionários do Departamento de Recepção e Segurança.
Como chegar
- RER: Luxembourg, linha B.
- Metrô: Notre-Dame-des-Champs, linha 12.
- ônibus 21, 27, 38, 58, 82, 83, 84 e 89
- Vélib 6017 está localizado 34 rue de Conde
Lugares próximos
- Igreja de Saint Sulpice (512 m)
- Museu Cluny (632 m)
- Panteão de Paris (659 m)
- Quartier Latin de Paris (907 m)
- Sainte Chapelle (1.1 km)
- Île de la Cité
- Montparnasse