Você já ouviu falar da Rota do Lagarto? A chamada Rota do Lagarto está localizada no município de Domingos Martins na região serrana do estado do Espirito Santo. No inverno a Rota do Lagarto é o destino turístico mais procurado do estado Capixaba, entretanto a região tem diversão garantida o ano todo.
A Rota do Lagarto é uma charmosa estradinha no pé da Pedra Azul, e tem início no km 89 da BR 262, no local onde se encontra o Restaurante e Pousada Peterle´s,, tendo ainda algumas lojinhas, um ponto de apoio ao turista, e o letreiro “Eu amo Pedra Azul”.
Seguindo na rota passamos por alguns chalés e pousadas até chegarmos à portaria do Parque estadual Pedra Azul, que é um dos mais importantes cartões postais do Estado, o destaque do parque é a Pedra do Lagarto que está unida à Pedra Azul, dando a impressão que tem um lagarto subindo a Pedra Azul, dai o nome da rota.
O Parque fica aberto para visitação de terça-feira a domingo das 08:00 horas às 17:00 horas.
O acesso às trilhas é de 08:00 horas às 14:30 horas.
A entrada é gratuita, mas existe um limite máximo de 150 pessoas por dia, por tanto chegue cedo.
Além das trilhas é possível praticar escalada na Pedra Azul, sendo que o limite de usuários da via de escalada é de 28 pessoas por dia, sendo 20 agendadas e 8 livres. O acesso à via de escalada é das 06:00 horas às 09:00 horas.
No parque e ao entorno temos ainda cachoeiras, piscinas naturais.
No Parque Estadual foram catalogadas 182 espécies de aves, 51 espécies de bromélias e 126 espécies de orquídeas, também são encontrados veados, chimbinhas, preguiças, algumas onças e muitas aves, com atenção para as Andorinhas de Colar Branco.
Na Pedra Azul, a vegetação original é a Mata Atlântica, com árvores que chegam a 25 metros. Muitas bromélias, samambaias e orquídeas.
Devido as maravilhas naturais do parque turistas nacionais e internacionais visitam a região para a prática de birdwatching.
Ao lado da entrada do parque temos uma loja de chocolates da Lugano.
No Km 2,2 da Rota do Lagarto você pode fazer cavalgada em cavalos de origem europeia, na Fjordland.
Além de cavalgadas na Fjordland você pode conhecer a fazendinha e o sistema de manejo dos cavalos da raça Fjord, originários da Noruega e plenamente adaptados ao clima de Pedra Azul.
O Fjordland funciona as Sextas, sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h30, e a entrada ao local custa R$ 5,00.
Crianças até 12 anos não pagam entrada.
Durante toda rota encontramos lojinhas, restaurantes, bistrôs, cafeterias, pousadas, e condomínios charmosos.
Na Rota é possível alugar bicicletas elétricas ou até mesmo quadriciclos para chegar bem próximo à Pedra Azul.
Mas não se trata apenas dos 7 km da rota! Nesse roteiro turístico encontramos várias coisas para curtir, sem se distanciar tanto de seu hotel/Pousada, como na fazenda Saúde, Orquidário Caliman, o Arvorismo em Venda Nova do Imigrante e o Zoo Park da Montanha, ou na cidade de Domingos Martins e sua arquitetura enxaimel !
Você também pode visitar as muitas propriedades rurais que produzem produtos de agroturismo, como morango, socol, cerveja artesanal, biscoitos e vinhos.
Onde Ficar:
Na rota do Lagarto temos várias opções de pousadas, chales e camping, sendo que em Pedra Azul, que praticamente está na rota, temos algumas opções de hotel e flats, sendo que um deles é o Bristol Vista Azul.
Uma opção um pouco mais longe da Rota do Lagarto (17km) é um Hotel Fazenda, com vários atrativos na hospedagem, que é o China Park.
Dica:
Dê preferência para visitar Pedra Azul de quinta a domingo, quando todos os estabelecimentos estão abertos.
Prepare-se para muitas fotografias.