A cidade de Rouen fica às margens do rio Sena, no norte da França. É a capital da região da Normandia, estando situada à 136 km da cidade de Paris. 

Está cidadezinha é repleta de história e cultura sendo uma ótima opção de bate e volta para que está em Paris.

Antigamente Rouen era uma das maiores e mais prósperas cidades da Europa medieval, sendo destruída durante a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas alemãs entraram em Rouen. Conseguindo restaurar os monumentos, prevalecendo uma arquitetura da Idade Média e se tornar uma das cidades que mais atraentes turistas na França.

Uma das principais figuras da história da França, Joana D’Arc teve o fim de sua trajetória em Rouen, sendo que  no turbulento contexto da Guerra dos Cem Anos, em que França e Inglaterra lutavam pela consolidação de suas monarquias e formação de seus territórios, uma menina francesa de apenas 16 anos de idade buscou o Rei Carlos VII para lhe convencer de que deveria liderar um exército de milhares de homens contra os invasores, sendo bem sucedida em muitas vitórias Francesas, incluindo a libertação das cidades de Orléans e Reims.

Em 1431, já aos 19 anos, Joana foi capturada durante a batalha e levada pelos ingleses para a cidade de Rouen, na Normandia.

Sendo julgada em um castelo que hoje resta apenas uma torre, que após passou a ser chamada Torre de Joana D’Arc e se tornou um dos locais mais visitados de Rouen, sendo condenada pelas acusações de heresia e feitiçaria, a jovem militar foi queimada em praça pública.

Como chegar

Rouen fica a 136 km do centro de Paris. Podendo realizar o bate e volta de várias formas, como; ônibus,  carro ou de trem,  o Trem sai da estação de Gare Saint-Lazare, sendo um trajeto rápido e muito agradável. O caminho dura no máximo, 2h00.

De ônibus gasta em media 2h20, serviço oferecido pela Blablabus, sendo que o ultimo horário de Rouen para Paris sai as 22h00.

Nos preferimos alugar um carro, vez que assim poderíamos fazer nosso horário, a nossa viagem durou 1h40 minutos, e pagamos na ida o valor de € 6h60 de pedágio.

O que fazer em Rouen

A maioria das atrações turísticas estão no centrinho da cidade. Passeando pelas ruas podemos encontrar antigas construções que nos levam a reviver a historia.

Catedral de Rouen

Localizada no centro de Rouen a Catedral de Notre-Dame de Rouen ou Catedral de Nossa Senhora de Ruão é uma catedral católica, construída no século XII, a Catedral de Notre Dame de Rouen possui um estilo gótico e é considerada uma das mais altas igrejas da França, devido a sua torre central.

A Catedral abriga alguns túmulos dos ex-duques da Normandia, como o de Rollo, fundador do ducado e o de Richard, o Coração de Leão, que amava tanto a cidade e teve seu coração colocado na cripta após sua morte. Toda a história dos vitrais do século XIII até os dias atuais pode observado dentro da igreja.

Durante a década de 1890, o famoso pintor Claude Monet pintou uma série de 30 pinturas representando a catedral em diferentes momentos do dia e das estações do ano.

As criptas da catedral podem ser visitadas, mediante reserva, no escritório de turismo de Rouen.

 

Horário de funcionamento:

De 1 de abril a 31 de outubro ela funciona das 7:30 às 19:00 dias úteis, das 8:00 às 18:00 domingos e feriados.

De 1 de novembro a 31 de março ela funciona das 7h30 às 12h e das 14h às 18h durante a semana, das 14h às 18h aos domingos e feriados.

Igreja de Santa Joana d’Arc (Église de Saint Jeanne D’Arc)

A igreja está situada na Place du Vieux Marché, sendo erguida em 1979, a onde ela foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A igreja é para homenagear Santa Joana d’Arc, sendo um memorial civil para comemorar a heroína comemorado pela França no segundo domingo de maio.

Está igreja possui uma arquitetura moderna e lindos vitrais da antiga igreja de São Vicente, datada do Renascimento. Feitas pelos maiores mestres fabricantes de vidro da época, estas são uma ilustração da fé dos cristãos no século XVI: além de cenas da Bíblia, vemos lendas representadas relacionadas, por exemplo, a São Pedro.

Rue du Gros-Horloge e o Gros-Horloge

Um dos pontos mais importantes de Rouen é o Gros-Horloge. Um grande e bonito relógio do século XIV, instalado na fachada de uma torre em uma das ruas de pedestre mais movimentadas da cidade.

O Gros Horloge no mostrador duplo da Renascença, o ponteiro único aponta a hora.

Sob o número VI, a divindade que simboliza o dia da semana aparece, ao meio-dia, em uma carruagem de triunfo.

Acima do mostrador, um globo indica as fases da lua. Ovelhas em todos os lugares nos lembram a importância de trabalhar com lã. O cordeiro pascal, representado no centro do arco, simboliza os braços da cidade. Finalmente, uma fonte de Louis XV completa o cenário e celebra o amor do deus do rio, Alpheus, e a ninfa Arethusa.

A torre do relógio abriga um pequeno museu que revela a parte de trás da decoração deste monumento, podendo ainda apreciar um panorama da cidade.

A  Rua do Gros-Horloge é pequena rua com várias lojas e restaurantes em edifício no estilo da Normandia, sendo este um ponto obrigatório em Rouen e liga a Igreja de Joana D’Arc á Catedral de Rouen.

Torre Joana d´Arc

A torre Joana d’Arc, também chamada de Fortaleza de Rouen, fazia parte do castelo construído em 1204 por Philippe Auguste. Foi neste castelo que ocorreu o julgamento de Joana D’Arc e nesta masmorra que a heroína foi ameaçada de tortura na presença de seus juízes, mas é em outra torre, agora desaparecida, que ela ficou trancada. Esta grande torre cilíndrica inclui três salas sobrepostas e um sótão que é uma reprodução do século XIX.

Abadia de Saint-Ouen

Fundada por volta de 750, a Abadia de Saint-Ouen foi um mosteiro beneditinos, tendo proporções impressionantes, sendo 137 metros de comprimento sob 33 metros dos arcos.

O interior não fica para trás com sua arquitetura excepcional.

Musée des Beaux-Arts de Rouen (Museu de Belas Artes)

O Museu de Belas Artes foi Fundado em 1801 por Napoleão I , seu edifício atual foi construído entre 1880 e 1888 e passou por uma reforma completa em 1994. Abriga coleções prestigiadas com obras de Perugino, Veronese, Rubens, Caravaggio, Velázquez, Ribera e Poussin, Delacroix, Monet, Sisley, Caillebotte, Pissarro, Degas e Renoir e outros.

Além das belas exposições permanentes ou temporária o pátio interno é belíssimo vale a pena a visita.

A visita é gratuita.

Hill Sainte Catherine, um panorama de toda a cidade de Rouen

A colina Sainte Catherine é acessível a partir do centro de Rouen por uma escada de 525 degraus, mas também é possível chegar lá de carro.

Quando o tempo está bom, a colina de Sainte-Catherine oferece um dos mais belos panoramas de ambas as margens de Rouen, sendo que o local atraiu Claude Monet e vários outros artistas  que vieram montar seus cavaletes lá. É daqui que o líder dos impressionistas pintou, entre outras coisas, sua “visão geral de Rouen”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui